Correio Popular Notícia



ELEIÇÕES 2014
Candidatos ao governo se enfrentam em debate

Data da notícia: 23/09/2014
Foto:

(Da Redação) Durante a noite deste último domingo (22) a população rondoniense teve a oportunidade de assistir mais um debate entre os candidatos ao governo de Rondônia com Confúcio Moura (PMDB), Expedito Júnior (PSDB), Jaqueline Cassol (PP), Padre Ton (PT) e Pimenta de Rondônia (PSOL). O enfrentamento ideológico entre os candidatos foi promovido pelo Sistema Gurgacz de Comunicação.
[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140923-131.jpg[/IMG] O destaque do debate foi o candidato à reeleição Confúcio Moura, alvo preferido para criticas dos outros candidatos, ele não se fez de rogado e partiu para o ataque. Há cada crítica recebida, o governador peemedebista, que antes respondia com sorrisos e aversão aos candidatos, decidiu ?esquentar? o discurso, afirmando que ?Muitas mentiras sobre seu governo estão sendo ditas pelos candidatos?.
Confúcio Moura disse que está organizando o Estado, sem falsas promessas com a energia de quem fala a verdade ao povo de Rondônia, que saberá escolher, quem tem experiência e conhecimento de administração pública. Respondendo aos questionamentos, Confúcio refutou os argumentos dos adversários mostrando que eles conhecem pouco à realidade econômica e social do Estado.
O candidato reafirmou que recebeu o governo de seu antecessor com uma dívida de R$ 350 milhões e que no decorrer dos últimos três anos, ela foi quitada e que o salário do funcionalismo esta rigorosamente em dia e a economia do Estado segue no caminho certo. ?Isso incomoda muita gente?, sustentou Confúcio que falou sobre o asfaltamento dos 150 quilômetros de ruas em Porto Velho e sobre o compromisso com os desabrigados pela cheia do rio Madeira.

PADRE TON ? O candidato do PT, Padre Ton, apresentou suas propostas para saúde, segurança pública, cultura, esporte, educação e infraestrutura. ?Eu quero ser governador para tratar com seriedade o dinheiro público, para levar rede de esgoto e saúde preventiva, dignidade na assistência à saúde, principal queixa da população. Quero ser um governador que olhe principalmente para as pessoas mais fracas, não vou colocar parentes no serviço público como tem sido feito em Rondônia e vou respeitar a Constituição Federal, acolhendo e ouvindo a todos?, disse Padre Ton no primeiro momento do debate.
No segundo bloco, Padre Ton respondeu à pergunta de Pimenta de Rondônia (PSOL) sobre saúde e disse que sua proposta é chamar todos os 52 prefeitos e pactuar a saúde do Estado. ?Vamos descentralizar a saúde, fortalecendo os hospitais regionais, com a criação, entre outras ações, de um incentivo ao médico especialista?, respondeu Padre Ton, acrescentando que pretende investir em saúde preventiva.

JAQUELINE CASSOL - Com segurança, a candidata Jaqueline Cassol (PR) disse que quer colocar Rondônia de volta aos trilhos do desenvolvimento. ?Moro em Rondônia há 36 anos, tenho dois filhos, sou advogada, trabalhei no Ministério Público, fui assessora jurídica da prefeitura de Alta Floresta, diretora do Detran por três anos e secretária de Estado. Quero ser governadora para Rondônia voltar a crescer, para acabar com os desmandos e a corrupção. Para valorizar o servidor e resgatar a autoestima do nosso povo. Tenho experiência, tenho compromisso e por isso me sinto capacitada e com condições de governar Rondônia, com gestão, eficiência e planejamento?, disse.
Jaqueline Cassol foi questionada sobre as obras de água e esgoto da capital. ?As obras de água tratada foram paralisadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), após um vereador denunciar um suposto superfaturamento. O TCU entendeu que o processo estava correto e as obras foram autorizadas a reiniciar, mas o atual governo não consegue retomar os serviços. No caso do esgoto, ainda precisa ser feita nova licitação. No meu Governo, darei prioridade a essas obras e vou conclui-las?, disse.
Jaqueline mostrou conhecimento sobre o terceiro setor e assegurou apoio às entidades. ?No meu governo, as Apaes, as associações com atuação voltada ao social, quem trabalha com dependentes químicos e outras entidades, serão apoiadas. Hoje, esse segmento sofre com a falta de apoio. Faltam políticas públicas e em meu Governo isso será fortalecido?. Ao final, Jaqueline Cassol agradeceu a todos e pediu que os eleitores avaliem quem tem propostas concretas e quem tem apenas falatório.

PIMENTA DE RONDÔNIA - O candidato Pimenta de Rondônia (PSOL), criticou o trabalho de fiscalização contra atos de corrupção realizado pelo candidato petista Padre Ton durante o período em que foi deputado federal. De acordo com Pimenta, o candidato Padre Ton fala que sua gestão será severa contra qualquer atitude corrupta dentro de seu governo, porém no período em que foi deputado federal nada realizou para fiscalizar o erário. ?O senhor foi deputado e não fez nada para combater a corrupção em Rondônia?, disse o candidato do PSOL ao padre petista.
Padre Ton afirmou em sua resposta que em relação à esses casos, existem órgãos como Ministério Público e Polícia Federal encarregadas de realizarem esse trabalho.


EXPEDITO JÚNIOR - Em condição ainda confortável na corrida eleitoral, Expedito foi contestado sobre contratos de empresas familiares do candidato tucano. Em certo momento, o candidato Padre Ton afirmou que a família de Expedito Júnior já recebeu mais de cinquenta milhões de reais em contratos de serviços prestados nesse segmento.
Expedito disse. ?O senhor como Padre mais do que ninguém não poderia levantar falso testemunho para as pessoas?. A irritação passou para o lado do padre que em direito de resposta concedido afirmou que é seguidor de Cristo e que nunca mentiu.
Expedito disse que vai imprimir novo ritmo na gestão governamental. ?Sei das dificuldades que passam as pessoas em diversos setores, principalmente na saúde, onde pacientes estão nos corredores dos hospitais em busca por tratamento médico. Serei o governador com uma visão municipalista. Por isso, vamos criar a Secretaria Metropolitana para ajudar o município de Porto Velho, haja vista o caos em que se encontra nossa Capital?, assegurou Expedito Junior.
Ainda no debate do SGC, ele anunciou a criação de uma agência de desenvolvimento, cuja finalidade é apoiar as empresas locais e atrair novas indústrias ao estado. Os candidatos ainda se encontrarão em mais dois debates televisivos antes do 1º turno da eleição 2014. Com informações de Assessorias e dos sites O Nortão e Rondoniaovivo.

Fonte:






Noticia vista 1396 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.